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RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autor: Hélio Aderne

Vapt Vupt Regulagens

Categoria - Micro e pequena empresa

DADOS GERAIS DO PROJETO

1. Nome do projeto:

 

Gestão da Responsabilidade Social na Vapt Vupt

2. Data da criação:

 

Janeiro de 2005

Porque motivos o projeto foi criado?

a) questões internas a empresa?

b) b) questões externas a empresa?

c) caso os dois.

Ao passo que o cenário externo se apresenta cada vez mais competitivo a Vapt Vupt

reconheceu a necessidade de mudança. Buscou meios de lidar com a maior exigência dos

consumidores, aumento da concorrência e a preferência pelo menor prazo. Assim sendo, a

diminuição do desperdício de materiais e de tempo, a busca pela melhor qualidade, pela

rapidez e preço acessível eram metas a serem alcançadas pela empresa. Tais objetivos se

mostraram possíveis através de uma reestruturação interna. Sendo os funcionários os únicos

capazes de garantir as metas traçadas, foram reconhecidos como o grande diferencial

competitivo da empresa na medida em que poderiam promover uma mudança duradoura e

eficiente.

Feito o levantamento da situação vigente, a empresa não hesitou em adotar uma gestão

participativa, com princípios baseados na qualidade do ambiente interno, prevenção de riscos

e desenvolvimento do pessoal. Questões como um local favorável de trabalho, o uso de

equipamentos de segurança, profissionalização e a participação em cursos técnicos passaram a

ter uma importância significativa na empresa e ser o cerne de um trabalho bem sucedido junto

aos clientes.

O projeto foi pensado como tendo a função de instrumentalizar os funcionários e

oferecer-lhes meios propícios para a realização de um trabalho de alta qualidade. Também

agiria na preservação da saúde dos mesmos, evitando danos como perda de audição, visão

entre outros. Trabalhando em parceria com a empresa, os funcionários estão mais

comprometidos e responsáveis pelo serviço, podendo transmitir mais segurança aos clientes.

3. Objetivos e metas do projeto:

A empresa objetivou romper com a crença mecanicista dos funcionários como parte

integrante da organização para uma visão em que estes se tornaram parceiros e o foco central

da empresa. O intuito era alinhar a estratégia organizacional com os objetivos individuais dos

trabalhadores, sendo um local em que os funcionários pudessem realizar suas tarefas e

conquistar reconhecimento pelo trabalho. Como contrapartida a empresa obteria o melhor

desempenho possível, maior credibiliddade no mercado e a satisfação dos funcionários.

A conscientização dos trabalhadores da importância de desempenhar o trabalho com

segurança e do cuidado com o meio ambiente foram essenciais para a concretização do

projeto. A partir disso foi possível esclarecer os objetivos organizacionais. Prestação de

serviços de recuperação de carburadores com qualidade e precisão, além de regular motores

dentro dos padrões originais de fábrica contribuindo para a diminuição da emissão de gases

poluentes e a melhoria da qualidade do ar eram os objetivos da empresa.

O projeto tinha como meta desenvolver os funcionários para um trabalho reconhecido

por apresentar qualidade e comprometimento. Obter a confiança do consumidor e dos

funcionários, trabalhando sinergicamente para o alcance da longevidade da empresa no

mercado.

4. Formas de ação:

A implantação do projeto se deu com a preparação do responsável através de cursos e

da ajuda de profissionais especializados. A partir disso, houve uma reformulação da estratégia

organizacional que focou seu negócio no funcionário, buscando a melhora na qualidade do

serviço. A conscientização dos funcionários do significado dessa nova visão adotada pela

empresa foi o primeiro e o mais importante passo dado, já que o sucesso do projeto só seria

possível com a participação e comprometimento de todos os trabalhadores. Os funcionários

participaram de cursos técnicos e palestras que contribuíram para o seu desenvolvimento e

continuam participando regularmente.

A empresa passou por uma reestruturação de seu ambiente físico, atentando para a

importância de um layout capaz de otimizar o trabalho. Tal reformulação melhorou a

luminosidade do ambiente, correções no piso da empresa, organização dos equipamentos e

outros ajustes mais simples. Os funcionários usam necessariamente equipamentos de

segurança, como fones de ouvido e óculos.

O projeto se desenvolve diariamente dentro da empresa, já que pauta suas ações nos

funcionários. Visa oferecer um atendimento ótimo aos clientes e manter-se ativo no futuro. Os

funcionários cumprem com as novas exigências e recebem assistência do responsável. Têm

liberdade total de oferecer idéias que venham contribuir para o aperfeiçoamento da condição

vigente na empresa.

5. Atividades já realizadas no projeto

apropriado; coleta seletiva do lixo.

Meio Ambiente: separação do óleo advindo dos serviços prestados num coletor

Cliente: acompanhar os clientes - pós-venda

Comunidade: projeto de Inspeção Veicular

soldagem; eliminação de pequenos relevos encontrados no piso da empresa; redução

do ruído dos equipamentos; aumento significativo da iluminação local.

Colaboradores: treinamentos diversos; uso obrigatório de fones de ouvido e óculos de

6. Investimentos feitos no projeto desde a criação

A empresa investiu em cursos de Gestão de Saúde e Segurança (SESI), na reforma das

instalações, contratação de mais funcionários, padronização de atividades e uniformes e

implantação dos 5 “S”.

7. Cronograma físico-financeiro do projeto

Participação em cursos/palestras R$ 350,00

Compra de EPI’s R$ 800,00

Reforma de instalação R$ 1.200,00

Treinamento sobre o uso dos EPI’s R$ 50,00

Uniformes R$ 400,00

Doações (entidades assistenciais) R$ 620,00

Plano de saúde/emergências R$ 1.400,00

Materiais de escritório e segurança R$ 650,00

Sinalização R$ 300,00

Material de divulgação R$ 600,00

8. Número de funcionários e setores da empresa envolvidos no projeto?

Montagem de carburador: 1 funcionário

Limpeza de carburador: 1 funcionário

Regulagem de motor e injeção eletrônica: 2 funcionários

Administração: 1 funcionário

9. O programa envolve parcerias?

Sim. Com fornecedores que oferecem cursos profissionalizantes sempre que uma nova técnica

surge no mercado. Com a Acil, Sebrae Sesi e Senai.

10. Desempenho

Os resultados tiveram impacto assim que implantado o projeto e puderam ser

percebidos por todas as partes envolvidas: clientes, empresa e funcionários. O ambiente

interno sofreu uma modificação muito positiva, uma melhora nas relações pessoais e

profissionais entre funcionários e destes com a empresa. O interesse contínuo pelo

aprendizado e a troca de conhecimento entre os trabalhadores se tornaram mais constantes,

além do intercâmbio de informações com profissionais de fora. A busca pelo aperfeiçoamento

do serviço se mostrou intrínseca aos funcionários tendo sido estimulados inicialmente. Isso

refletiu em melhores salários e diminuição dos índices de retorno de serviços em garantia.

Houve redução de acidentes de trabalho e o encurtamento do tempo de execução do

serviço, o que foi possível a partir de uma melhor organização interna das ferramentas e do

ambiente, eliminando barreiras físicas e possibilitando a agilidade dos processos. A

possibilidade de consultar material didático ajudou a sanar problemas antes desconhecidos

pelos funcionários.

A empresa teve seu faturamento aumentado e fidelizou clientes, uma vez que atingiu

um elevado grau de satisfação, até mesmo superior às expectativas dos mesmos. Além de

prestar serviços de ótima qualidade, o programa adotado pela empresa consistia em

proporcionar outros benefícios aos consumidores capaz de conquistá-los. Daí a criação de um

programa de pós-venda com o acompanhamento do cliente e a prestação de serviços grátis de

check-up do carro, detectando problemas emergentes. O novo negócio da empresa é garantir a

segurança dos usuários dos veículos e o resultado foi uma aceitação muito boa dos clientes.

Categoria – Micro e Pequenas Empresas

RELATÓRIO DE GESTÃO

Vapt Vupt Regulagens

1- SUMÁRIO EXECUTIVO

A Vapt Vupt Regulagens foi fundada em 1994 na cidade de Londrina-PR tendo como missão

prestar serviços de alta qualidade para a comunidade e oferecer melhores condições de

trabalho aos seus colaboradores. Caracterizada por ser uma pequena empresa familiar, atende

pessoas físicas e frotas de empresas. Atualmente conta com quatro colaboradores altamente

capacitados que trabalham na recuperação de carburadores, regulagem de motores e injeção

eletrônica, diagnosticando possíveis desajustes nos carros para recuperar ou trocar as peças

que apresentam problemas. O fato da Vapt Vupt apresentar pequeno porte e possuir um

quadro reduzido de funcionários contribui para que a empresa tenha um ambiente favorável a

incrementação de políticas internas de desempenho profissional. Valores, crenças e programas

ligados a uma gestão socialmente responsáveis são absorvidos com mais facilidade assim

como as mudanças são discutidas abertamente. A Vapt Vupt Regulagens tem investido em

práticas de gestão direcionadas ao menor impacto ambiental, mecanismos de controle e canais

de comunicação para a satisfação do cliente, desenvolvimento de programas de

relacionamento com a comunidade além de investir prioritariamente na segurança no trabalho,

qualidade de vida e capacitação de seus colaboradores. Tal investimento proporcionou baixa

rotatividade, inexistência de acidentes de trabalho e criou maior confiança na empresa por

parte dos colaboradores. Essa confiança é essencial para que os funcionários também invistam

na empresa, despendendo tempo, conhecimento e sendo comprometidos com a organização.

2.POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO

A Vapt Vupt Regulagens sabe que a responsabilidade social tornou-se fator de

competitividade para os negócios e melhoria da qualidade de vida para a sociedade. Assim, a

empresa vem investindo permanentemente no aperfeiçoamento de suas relações com todos os

públicos dos quais depende e com os quais se relaciona: clientes, fornecedores, empregados,

parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua e o menor impacto

ao meio ambiente. Novas iniciativas criativas, focada na gestão, que necessitam de pouco

capital e grande engajamento, fazem parte do dia-a-dia dos funcionários e colaboradores.

As atividades relacionadas à mecânica de veículo geram como resíduo uma grande

quantidade de óleo, que quando descartado incorretamente acarreta em graves problemas

ambientais. Para diminuir o impacto, a empresa separa todo o óleo advindo dos serviços

prestados num coletor apropriado e vende para uma empresa de reciclagem localizada na

região. A Vapt Vupt Regulagens também realiza a coleta seletiva do lixo, destinando os

papéis, plásticos e metais para uma cooperativa de catadores que recolhe os materiais

semanalmente. A empresa tem uma grande preocupação com a economia de recursos,

principalmente no que se refere à redução do consumo de água e energia elétrica, investindo

em conscientização dos colaboradores e comunicação visual. Destaca-se, além destes, a

compra de material reciclado, como as peças de carburadores.

No que se refere ao relacionamento com os consumidores a empresa preocupa-se em

acompanhar os clientes, realizando ligações de pós-venda para verificar a satisfação com o

atendimento e com as condições dos veículos bem como informar sobre o vencimento de

garantias e a necessidade de revisões periódicas além das trocas de peças.

A empresa participa do Núcleo Setorial de Oficinas Mecânica do Projeto Empreender

desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) que tem

possibilitado acesso a treinamentos e ferramentas modernas de gestão, troca de experiências e

informações sobre o setor, facilidade para atualização tecnológica bem como condições para

uma aproximação junto a comunidade. Em junho de 2006, em conjunto com outras oficinas

mecânicas, a Vapt Vupt Regulagens integrou do Projeto de Inspeção Veicular que inclui a

revisão gratuita de 32 itens dos carros. A ação realizada num supermercado da cidade,

atendeu em um único dia 92 veículos que receberam um relatório das condições identificadas.

Destaca-se que 40% dos carros avaliados apresentavam problemas de freios e suspensão; 80%

emitiam níveis elevados de monóxido de carbono e poluentes e 11% tinham lâmpadas

queimadas, que foram trocadas gratuitamente. Participando desta ação a empresa contribuiu

para uma melhor segurança dos passageiros além subsidiar um menor impacto ambiental dos

carros que circulam pela cidade. A atividade será repetida novamente em novembro de 2006,

esperando atender mais de 200 veículos em um único dia.

Em relação a melhoria do ambiente de trabalho, a Vapt Vupt encontrou embasamento

no Projeto SESI de Boas Práticas de Gestão Saúde e Segurança no Trabalho para Micro e

Pequenas Empresas realizado pelo Sr. Hélio, proprietário da empresa, no ano de 2005.

Durante o curso, a empresa recebeu a visita de alguns profissionais que avaliaram o

funcionamento das atividades, o desempenho dos funcionários e o ambiente de trabalho. Foi

medido o ruído dos equipamentos, a iluminação do local e proposto uma readaptação da

estrutura da empresa, ou seja, modificações que proporcionassem mais conforto e segurança

aos trabalhadores e que aumentassem a produtividade. As modificações sugeridas incluíam

tanto a reestruturação de aspectos já existentes na empresa como a adoção de novas práticas.

Considerando o ambiente interno, a Vapt Vupt desenvolveu um projeto cujo alvo

principal são os funcionários. Na era da informação, as mudanças ocorrem inesperadamente e

de forma acelerada. Tendo em vista a necessidade de oferecer um serviço de ótima qualidade

e de passar confiança aos clientes mesmo num contexto inexato, entende-se que os

prestadores de serviço devem estar atualizados e preparados para satisfazer as expectativas

dos clientes. O projeto que o proprietário Hélio implantou na empresa tem o intuito melhorar

a segurança no local de trabalho e para tanto implementou as seguintes práticas: uso

obrigatório de fones de ouvido, a fim de isolar o barulho que faz dentro da empresa; uso de

óculos de soldagem, evitando que algum objeto machuque os olhos dos colaboradores;

eliminação de pequenos relevos encontrados no piso da empresa; redução do ruído dos

equipamentos; aumento significativo da iluminação local.

Uma vez que pretende utilizar as habilidades intelectuais e competitivas de seus

membros, a Vapt Vupt oferece treinamento e palestras técnicas, sendo algumas delas

promovidas por fornecedores, indicando uma gestão integrada. Esses cursos e palestras

ocorrem uma vez a cada quatro meses aproximadamente e abordam temas relativos a

inovações no ramo da mecânica e temas concernentes ao modo de gestão participativa e sua

relação com a saúde e segurança no trabalho.

O método de gestão praticado pela empresa está voltado não apenas para os riscos

físicos, mas também e de forma especial para os riscos psicopatológicos, o que levou a

organização a empregar um modelo em que haja reconhecimento, responsabilidade,

autonomia e uma ótima comunicação interna.

A relação chefe-subordinado é muito saudável, baseia-se na conversa e no respeito.

Existe consciência da autoridade do chefe e o cumprimento das metas por ele previstas. O

chefe respeita a maturidade profissional de cada colaborador, auxiliando no desenvolvimento

e preparando-os para os possíveis desafios.

4.RESULTADOS

Os resultados obtidos devem ser observados a partir da ótica da empresa e da

sociedade. As práticas relacionadas ao respeito ao meio ambiente, ao consumidor e a maior

integração com a comunidade tem gerado para a empresa redução de custos e economia de

recursos quando se considera a diminuição do lixo e resíduos, fidelização e satisfação dos

clientes bem como confiança e credibilidade junto à população local. Por outro lado, as ações

empreendidas estão proporcionando geração de renda, preservação de recursos ambientais e

menor risco de acidentes de trânsito devido a má conservação dos veículos.

Toda a preocupação que a Vapt Vupt demonstra por seus funcionários e investimento

que faz neles promovem estabilidade no trabalho, conseqüentemente baixa rotatividade, e cria

uma confiança na empresa por parte dos colaboradores. Essa confiança é essencial para que os

funcionários também invistam na empresa, despendendo tempo, conhecimento e sendo

comprometidos com a organização. O relacionamento entre ambos é baseado na solução do

tipo ganhar-ganhar. No final, quem lucra com essa relação interna, de participação e sinergia

de esforços, é o cliente.

O trabalho elaborado na Vapt Vupt tinha o desafio inicial de conscientizar os

funcionários da importância de aderir às medidas de saúde e segurança no trabalho. Esse foi

certamente o maior obstáculo encontrado pelo Sr. Hélio na implantação do projeto na

empresa. Na verdade, a dificuldade se referia mais à mudança de hábitos e o desconforto que

essa mudança causou nos funcionários. Para ultrapassar os obstáculos que surgiram, a

empresa adotou o diálogo como meio de sanar as dúvidas dos funcionários e de fazê-los

perceber a seriedade do projeto e os benefícios que traria tanto para a empresa quanto para os

próprios funcionários. Foi por meio da conversa que eles se conscientizaram que as novas

medidas seriam positivas para todas as partes envolvidas.

Desde então, não houve acidentes de trabalho na empresa e os colaboradores tiveram a

oportunidade de mudar substancialmente a maneira de conceber o trabalho. O significado de

estar contribuindo para uma empresa com aquilo que se tem de melhor e receber

reconhecimento pelo trabalho desenvolvido é visto sob uma nova ótica na Vapt Vupt. Hoje, o

papel do Sr. Hélio se concentra em monitorar seus funcionários e continuar oferecendo

ferramentas que os auxiliem no desenvolvimento do trabalho. Existe previsão para a

manutenção do projeto em questão, mais investimentos em cursos e inserção para novas

mudanças.

 

Referência: VALOR ON LINE

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